quarta-feira, 10 de julho de 2013

Estratégias de ensino


Nome da formanda: Egina Paulo Titosse Bande

Centro de Ensino à Distância (UCM-CED) – Beira

 

Formadores:

Prof. Doutor José lagarto

Prof. Doutora Maria do Céu

 

                                                                                            

Esta concepção foi elaborada duma forma geral e apresentada apenas o 1o ano do curso de ensino de Física, razão pela qual, os conteúdos são somente deste nível. O layout foi retirado do mateerial (esquema currículo formação). Foi uma forma resumida que encontrei para apresentar as estratégias de ensino. Mas de uma forma particular de uma aula é apresentada um plano de aula, onde são apresentados outros aspectos relevantes para a aula (metodologia, conteúdos, estratégias, actividade do professor e do aluno, tempo de cada actividade, etc.).

O tempo total para um ano é de 375 horas, dividido em presencial 75h e autónomo 300h para mais tempo de actividade de campo e outros.

 

 

 

 

Tempo
(1o ano)
Descrição
Situação/ Metodologia
Actividades
Pres
Aut.
Estudante
Professor
75 H
300H
Formar quem? O Sujeito
 
Professor de Física
 
Situação dos Estudantes
 
·         Os estudantes estão no 1º ano;
 
Os conteúdos curriculares, já foram abordados nas classes anteriores, mas com um grau de exigência diferente;
 
·         Quanto aos métodos, nas classes anteriores priveligiavam massivamente o método expositivo, mesmo as aulas com teor Experimental;
 
·         Expositiva;
 
Interação;
 
 
 
 
O perfil de saída (competências e conhecimentos)
 
1.    Dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com
suas áreas clássicas e modernas;
2. Descrever e explicar fenómenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos
em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;
3. Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais
ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou
matemáticos apropriados;
4. Manter actualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional
específica;
Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenómenos naturais;
5. Resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de
medições, até à análise de resultados.
 
 
 
 
 
 
Áreas de saber são necessárias e como se articulam e sequenciam?
 
  §   Grandezas físicas e suas unidades;
 
                     Cinemática;
  §   Mecânica       Dinâmica;
                      Estática
 
  §   Termodinâmica;
 
 
  §   Electrodinâmica.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Estratégias de Ensino e organização do trabalho
§   Conhecimentos prévios, dos conteúdos relacionados com: medidas dos corpos, atração e repulsão dos corpos;
§   Organização dos alunos em pequenos grupos;
§   distribuição dos guias experimentais antes dos procedimentos experimentais;
§   confronto das hipóteses;
§   orientação indutiva.
 
 
Experimental
Organizam-se em grupos de 3 a 4
Orienta a organização dos grupos de uma forma heterogénea, de modo a criar um equilíbrio na aprendizagem
Total
das
Horas
 De todo Ano
 
375
Modos de avaliação
 
  §   Por meio de exercícios práticos;
  §   montagem de uma simples experiência;
  §    Avalia os relatórios de experiências, como forma de desenvolver a cultura de elaborar um relatório depois de realizar experiências.
 
 
 
Os estudantes são submetidos a avaliação sumativa e formativa
Avalia os conteúdos abordados nas aulas e as que resolveu exercícios com os estudantes

 

 

 

 

 

 

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