Nome da formanda: Egina Paulo Titosse Bande
Centro de Ensino
à Distância (UCM-CED) – Beira
Formadores:
Prof. Doutor José
lagarto
Prof. Doutora
Maria do Céu
Esta concepção foi elaborada duma forma geral e apresentada apenas o 1o
ano do curso de ensino de Física, razão pela qual, os conteúdos são somente
deste nível. O layout foi retirado do
mateerial (esquema currículo formação). Foi uma forma resumida que encontrei
para apresentar as estratégias de ensino. Mas de uma forma particular de uma
aula é apresentada um plano de aula, onde são apresentados outros aspectos
relevantes para a aula (metodologia, conteúdos, estratégias, actividade do
professor e do aluno, tempo de cada actividade, etc.).
O tempo total para um ano é de 375 horas, dividido em presencial 75h e
autónomo 300h para mais tempo de actividade de campo e outros.
Tempo
(1o
ano)
|
Descrição
|
Situação/
Metodologia
|
Actividades
|
||
Pres
|
Aut.
|
Estudante
|
Professor
|
||
75 H
|
300H
|
Formar
quem? O Sujeito
Professor de Física
|
Situação
dos Estudantes
·
Os estudantes estão no 1º ano;
Os
conteúdos curriculares, já foram abordados nas classes anteriores, mas com um
grau de exigência diferente;
·
Quanto aos métodos, nas classes anteriores
priveligiavam massivamente o método expositivo, mesmo as aulas com teor Experimental;
·
Expositiva;
Interação;
|
||
O perfil
de saída (competências e conhecimentos)
1.
Dominar princípios gerais e fundamentos da Física,
estando familiarizado com
suas áreas clássicas e modernas;
2. Descrever e explicar fenómenos naturais, processos e
equipamentos tecnológicos
em termos de conceitos, teorias e princípios físicos
gerais;
3. Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de
problemas físicos, experimentais
ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos
instrumentos laboratoriais ou
matemáticos apropriados;
4. Manter actualizada sua cultura científica geral e
sua cultura técnica profissional
específica;
Utilizar a matemática como uma linguagem para a
expressão dos fenómenos naturais;
5. Resolver problemas experimentais, desde seu
reconhecimento e a realização de
medições, até à análise de resultados.
|
|||||
Áreas de
saber são necessárias e como se articulam e sequenciam?
§ Grandezas físicas e suas unidades;
§ Mecânica Dinâmica;
Estática
§ Termodinâmica;
§ Electrodinâmica.
|
|||||
Estratégias
de Ensino e organização do trabalho
§ Conhecimentos prévios, dos conteúdos relacionados com: medidas dos
corpos, atração e repulsão dos corpos;
§ Organização dos alunos em pequenos grupos;
§ distribuição dos guias experimentais antes dos procedimentos
experimentais;
§ confronto das hipóteses;
§ orientação indutiva.
|
Experimental
|
Organizam-se
em grupos de 3 a 4
|
Orienta
a organização dos grupos de uma forma heterogénea, de modo a criar um
equilíbrio na aprendizagem
|
||
Total
das
Horas
De todo Ano
375
|
Modos de
avaliação
§ Por meio de exercícios práticos;
§ montagem de uma simples experiência;
§ Avalia os relatórios de
experiências, como forma de desenvolver a cultura de elaborar um relatório
depois de realizar experiências.
|
Os estudantes
são submetidos a avaliação sumativa e formativa
|
Avalia
os conteúdos abordados nas aulas e as que resolveu exercícios com os
estudantes
|
Sem comentários:
Enviar um comentário