quarta-feira, 10 de julho de 2013

Estratégia


 
Exemplo de uma aula de Física – Dinâmica (Leis de Newton)
 
Nome da professora: Egina Bande
 
Disciplina: Física   1º Ano             Duração da aula: 90min             03/07/2013
 
Unidade Temática-III: Dinâmica
Tema: Segunda Lei de Newton
 
 
1.      Objectivos Cognitivos
No fim desta aula o aluno sabe que:
§  A aceleração que um corpo adquire é diretamente proporcional à resultante das forças que atuam nele;
§  Para a mesma massa, quanto maior for a força resultante, maior será a aceleração e para a mesma força resultante, quanto menor for a massa do corpo, maior será a sua aceleração;
§  A força resultante que actua num corpo é igual ao produto da massa do corpo pela sua aceleração.
 
2.      Competência a serem alcançadas:
No fim desta aula o aluno é capaz de:
 
§  Usar a segunda lei de Newton para explicar e intervir na resolução de situações do dia a dia;
§  Resolver exercícios da 2ª Lei de Newton;
   §   Dar exemplos concretos com base na lei de Newton.


TEMPO
(min)
FUNÇÃO
DIDÁCTICA
FORMAS DE
SOCIALIZAÇÃO
ESTRATÉGIAS
CONTEÚDO
METODOLOGIA E ORGANIZAÇÃO
Activid. do aluno
Actividades do professor
10 min
Conhecimentos prévios;
 
Motivação
 e
 
apresentação dos objectivos
Elaboração conjunta
 
Método interrogativo
 
 
Na aula passada estudamos a 1ª lei de Newton, ou lei da inércia.
§  O que diz a primeira lei de Newton?
 
R - "Qualquer corpo permanece no estado de repouso ou de movimento rectilíneo uniforme se a resultante das forças que actuam sobre esse corpo for nula".
 
Assim, se o corpo estiver em repouso continuará em repouso; se estiver em movimento, continuará o seu movimento em linha recta e com velocidade constante.
A primeira lei explica o que acontece com um corpo quando a resultante de todas as forças externas que atuam sobre ele é zero.
Imagine um menino puxando um carrinho com força constante.
§  O que acontece com a velocidade do carrinho, se um outro menino colocar gradualmente objectos no carrinho?
§  O que acontece com a velocidade do carrinho se os dois meninos puxarem o carrinho?
 
Newton estudou este facto e no seu  livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica e escreveu as suas descobertas relactivamente ao movimento, as três leis de Newton.Para a aula de hoje estudaremos a segunda lei de Newton.
A segunda lei explica o que acontece com um corpo quando aquela resultante não é zero e nos tráz a relação existente entre a força aplicada a um corpo e a aceleração que este adquire, bem como a relação existente entre a força aplicada e a massa do corpo.
Faz a revisão dos conhecimentos sobre a 1a lei de Newton
Orienta os alunos para a revisão de conceitos importantes da aula passada sobre a 1a lei de Newton e
motiva-os
 
40 min
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Trabalho na matéria nova
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Trabalho na matéria nova
(cont)
 
 
 
 
Método:
 
Experimental;
Elaboração conjunta.
 
Estratégia

Trabalho em pequenos grupos para maior interação no manunseamento dos materiais de experiência e também para poderem responder com mais liberdade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Elaboração conjunta;
 
 
Método interrogativo
Estratégia
Indutiva
 
 
 
 
 
 
Experimentação
Esquema de montagem da experiência
1.     Verificação da relação entre a massa do carrinho e aceleração que este adquire, mantendo se constante a força aceleradora.
 
2.     Procedimento Experimental
1.     Faça a montagem da experiência conforme o esquema da figura acima;
2.     Coloque a massa m1=200g sobre o carrinho e ponha o sistema em movimento, colocando a massa m2=10g. no extremo C da corda;
3.     Meça o tempo gasto pelo carrinho para percorrer o espaço AB;
4.     Calcule a aceleração usando a fórmula .
5.     Repita a experiência agora usando m1=400g depois m1=600g.
 
Questões
1.     Qual o comportamento do carrinho quando aumentamos massa m1?
2.     Em caso de duplicarmos a sua massa?
3.     E em caso de triplicarmos a massa?
 
m1 (g)
S (m)
F=m2.g (N)
t (s)
a (m/s2)
1
200
2
0.1
2.8
0.5
2
400
2
0.1
4
0.25
3
600
2
0.1
5
0.16
 
Constatações:
Ø  Quando aumentamos a massa m1, a aceleração diminui.
Ø  Quando duplicamos a massa do carrinho, a aceleração produzida é a/2.
Ø  Quando triplicamos a massa do carrinho, a aceleração a/3.
 
2ª etapa da experiência
3.     Verificação da relação entre a força aplicada ao carinho e a aceleração adquirida, mantendo-se constante a massa m1.
1.     Faça a montagem da experiência conforme o esquema da figura acima;
2.     Coloque a massa m1=200g sobre o carrinho e ponha o sistema em movimento, colocando a massa m2=10g. no extremo C da corda;
3.     Meça o tempo gasto pelo carrinho para percorrer o espaço AB;
4.     Calcule a aceleração usando a fórmula .
5.     Repita a experiência agora usando m2=20g depois m1=30g.
 
Questões
1.     O que acontece com a massa e a aceleração?
2.     Que tipo de proporcionalidade existe entre a massa e a aceleração?
 
m1
S (m)
F=m2.g (N)
t (s)
a (m/s2)
1
200
2
0.1
2.8
0.5
2
200
2
0.2
2
1
3
200
2
0.3
1.6
1.5
 
Constatações:
Ø  Quando aumentamos a massa m2, a aceleração aumenta.
Ø  Quando duplicamos a massa do carrinho, a aceleração produzida é 2xa.
Ø  Quando triplicamos a massa do carrinho, a aceleração 3xa.
 
 
Gráfico F – a
O gráfico é uma linha recta crescente, o que revela que: A aceleração do corpo é directamente proporcional á força aplicada – Segunda Lei de Newton
Formulação da segunda lei de Newton:
§  A aceleração que um corpo adquire é diretamente proporcional à resultante das forças que atuam nele;
§  Para a mesma massa, quanto maior for a força resultante, maior será a aceleração e para a mesma força resultante, quanto menor for a massa do corpo, maior será a sua aceleração;
§  A força resultante que actua num corpo é igual ao produto da massa do corpo pela sua aceleração.
Segunda Lei de Newton (Princípio fundamental da dinâmica) – A aceleração que um corpo adquire é diretamente proporcional à resultante das forças que atuam nele e tem a mesma direção e o sentido desta resultante” ( ). Matematicamente:

 F = m . a                 
                                       F – Força aplicada ao corpo     
                     m – Massa corpo
                                                    a – Aceleração adquirida pelo corpo
 
Quando a massa é dada em Kg e a aceleração, em m/s2, a unidade de força será kg.m/s2, chamada de Newton (N).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Faz a tarefa 1 da ficha de trabalho
 
Monta a experiência conforme o recomendado
 
Respondem as questões lançadas pelo professor:
Hipóteses
1.     Quando aumentamos a massa o carrinho aumenta a aceleração;
2.     Continua a aumentar na mesma proporcionalidade;
3.     Triplica a sua aceleração.
 
 
 
Faz a tarefa 2 da ficha de trabalho
 
 
Levantam Hipóteses:
1.     Ao aumentarmos a  massa, a aceleração aumenta;
2.     Existe proporcionalidade directa.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Formula a 2ª lei de Newton na base das conclusões experimentais
 
 
O professor apresenta o esquema em power point para melhor visualização;
Para a apresentação do cronómetro, pede que os estudantes usem os seus telefones móveis.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Orienta os alunos na montagem e manuseio da experiência
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O professor faz a síntese 1 dos resultados obtidos na experiência.
 
 
 
 
 
Orienta os alunos na montagem e manuseio da experiência
 
 
O professor faz a síntese para o grande grupo, de acordo com as leis de Newton.
Para desenharem gráfico, o professor recorda que esse conteúdo já foi abordado na matemática
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Orienta os alunos na formulação da 2ª lei de Newton
(aplica a estratégia indutiva)
10 min
Consolidação
Elaboração conjunta;
Os grupos são desfeitos
Quando se exerce uma certa força F sobre um corpo, ele adquire uma aceleração a. Se for aplicada uma força 2 vezes maior, a aceleração da caixa também será 2 vezes maior e assim por diante. Ou seja,a aceleração de um corpo é diretamente proporcional à força resultante que atua sobre ele.
Entretanto, a aceleração de um corpo também depende da sua massa. Para uma mesma força F aplicada a um corpo com massa 2 vezes maior. A aceleração produzida será, então, a/2. Se a massa for triplicada, a mesma força aplicada irá produzir uma aceleração a/3.
Descreve, sintetiza e explica assuntos chaves abordados na aula
Induz os alunos a fazerem o resumo dos aspectos ou conceitos chaves da aula.
20 min
Avaliação
e controle
Trabalho Autónomo
Os grupos são desfeitos
 
 
 
 
 
Exercício:
 
Sobre um bloco de 10Kg actua uma força tal que ele atinge uma aceleração de 5m/s2. Qual é o valor desta força?
Dados:                                  Resolução:                   Cálculos
m=10Kg                               F=m.a                           F=10Kg x 5m/s2
a=5m/s2                                                                     F=50N
F = ?
Resposta: O valor da força é de 50N
 
TPC
 
Um carro com 925Kg de massa aumenta a sua velocidade de 0m/s até 22m/s durante 11 segundos. O automobilista tem uma massa de 75Kg. Calcule:
a)     A aceleração do carro, supondo que é constante. (Sol: a=2m/s2
b)     A força que actua sobre o carro. (F=2000N)
Descreve e explica assuntos abordados na aula de acordo com as questões dadas
Orienta a realização dos exercícios e marca o T.P.C.

QUADRO SUMÁRIO

 

Lição no                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Data: 03 /07 / 13
                 Tema:  A segunda lei de Newton ou lei da aceleração
 
 
Esquema de montagem da experiência
 
Conclusões experimentais
 
Relação entre a massa do carrinho e aceleração que este adquire, mantendo se constante a força aceleradora.
Ø  Quando aumentamos a massa m2, a aceleração aumenta.
Ø  Quando duplicamos a massa do carrinho, a aceleração produzida é 2xa.
Ø  Quando triplicamos a massa do carrinho, a aceleração 3xa.
 
Relação entre a força aplicada ao carinho e a aceleração adquirida, mantendo se constante a massa m1.
Ø  Quando aumentamos a massa m2, a aceleração aumenta.
Ø  Quando duplicamos a massa do carrinho, a aceleração produzida é 2xa.
Ø  Quando triplicamos a massa do carrinho, a aceleração 3xa.
 
 
2ª lei de Newton: “A aceleração que um corpo adquire é diretamente proporcional à resultante das forças que atuam nele e tem a mesma direção e o sentido desta resultante”.

F = m . a
 
 
 

Quando a massa é dada em Kg e a aceleração, em m/s2, a unidade de força será kg.m/s2, chamada de Newton (N)
 
 
 
Exercício:
Sobre um bloco de 10Kg actua uma força tal que ele atinge uma aceleração de 5m/s2. Qual é o valor desta força?
 
Dados: m=10Kg  e a=5m/s2. Pede-se F
 Cálculos: F=m.a        F=10Kg x 5m/s2      F=50N
Resposta: O valor da força é de 50N

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